Santos Brasil

Proportion

Santos Brasil

Comunicação da Sustentabilidade


Desafio

Criar uma campanha que buscasse a conscientização ambiental dos funcionários no tema sustentabilidade, com foco na redução de resíduos e no uso de bens naturais por meio de conteúdos educacionais e informativos. A ideia era envolver todos os funcionários na definição de soluções efetivas e sustentáveis dentro das unidades da empresa, engajá-los nos temas ligados ao meio ambiente, divulgar internamente as ações da empresa ligadas ao tema e tornar a discussão uma pauta na rotina da empresa.

 

Resultado
Durante os dois meses de Campanha, 662 funcionários inseriram suas dicas e sugestões no hotsite criado. As contribuições foram tabuladas de acordo com os cinco temas propostos (Água, Energia, Reciclagem, Aquecimento Global e Consumo Consciente). Para celebrar o encerramento da campanha foram entregues lanternas ecológicas autorrecarregáveis em dínamo para todos os participantes e sorteadas cinco bicicletas. Foram adotadas algumas sugestões dos funcionários, como distribuição de garrafinhas plásticas e canecas em vidro, adesão ao programa de carona corporativa, estudo para viabilização de bicicletários em todas as unidades e troca do combustível de toda a frota de veículos leves, de gasolina para etanol.

 

Surpreendendo

 

O primeiro desafio da campanha foi realizá-la de forma sustentável. Para isso, a proposta da Ógui e da agência Carranca, parceira na iniciativa, foi restringir os recursos visuais impressos, como folders, cartazes e banners a praticamente zero (apenas dois modelos de cartazes foram impressos para indicar a localização dos computadores disponíveis para acesso ao hot site). Assim, foi criada uma campanha com conteúdo 100% on-line, que usou somente mídias digitais para atingir o público de interesse. Dessa forma, a própria campanha foi um espelho do objetivo da empresa de minimizar ao máximo seus impactos ambientais.

 

A iniciativa foi tão bem avaliada pela empresa que a o case foi indicado para o Prêmio Aberje, na categoria Comunicação de programas voltados à sustentabilidade empresarial. Acesse aqui

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − cinco =