Normas IFRS S1 e S2, sua empresa precisa adotar? Aqui está tudo o que você precisa saber para começar.

Para aprofundar sobre a gestão de riscos e oportunidades relacionadas à sustentabilidade e ao clima e que impactam o fluxo de caixa das empresas, resolvemos fazer uma lista de 5 perguntas e respostas muito esclarecedoras em relação às novas regras estabelecidas pelas normas IFRS S1 e S2.

1. Minha empresa não tem capital aberto, isso significa que, minha empresa não se enquadra e pode relaxar?
R: Não, porque a Norma abrange a cadeia de fornecedores das grandes empresas. Como o nome diz é uma Norma e, neste primeiro momento, a obrigatoriedade é para empresas de capital aberto, no entanto, se sua empresa é fornecedora para empresas de capital aberto, ela será demandada por clientes para implementar como parte da cadeia.

2. Os relatórios com a Norma IFRS substituem as Demonstrações Financeiras?
R: Não, porque é um guia para orientar a gestão de riscos e oportunidades que impactam o fluxo de caixa das empresas no curto, médio e longo prazos.

3. Qual é o público das informações da NORMA IFRS S1 e S2?
R: Os dados são dirigidos para investidores.

4. Os relatórios com a Norma substituem os relatórios anuais, Integrados, ESG ou de Sustentabilidade?
R: Não, trata-se de um referencial. Não pode ser entendido como mais um framework de reporte.

5. Minha empresa pode combinar a GRI junto com a divulgação da Norma IFRS S1 e S2?
R: Sim, a recomendação é usar o framework de Relato Integrado, podendo usar a GRI e a Norma IFRS. Assim sua empresa faz um relatório chamado de multistakeholder.

O que é o S1 e o S2?

O “S” vem da palavra standard.
O S1, por ser o primeiro, traz os fundamentos, isto é, os requisitos gerais que valem para as regras de divulgação sobre sustentabilidade, mas também para todos os novos “S”, standards, incluindo o S2, já lançado que são as regras para divulgações relacionadas ao clima.

A ÓGUI conta com uma metodologia própria para tornar mais curto o tempo de transição das empresas e aprofundar a gestão de riscos e oportunidades relacionadas à sustentabilidade e ao clima. Agende uma apresentação para conhecer!

Deixe uma resposta