ÓGUI 10 anos

TRABALHAR SEM PLANEJAMENTO CUSTA CARO

TRABALHAR SEM PLANEJAMENTO CUSTA CARO

Velma Gregório

 

Medir o retorno sobre o investimento em comunicação ainda é uma ação teórica. Há indicadores que ajudam a sinalizar a direção do investimento, outros que ajudam a gerenciá-lo, contudo o real valor do retorno não pode ser mensurado ali, preto no branco, numa aritmética simples.

Por outro lado, o estrago causado pela falta de planejamento da comunicação é rapidamente detectado em prejuízos maiores que os investimentos. Por mais que seja básico, ainda é difícil fazer entender que, antes de comunicar qualquer coisa, é preciso planejar qual é a mensagem, a que público se dirige e quais são os meios que melhor engajam esses públicos com a mensagem. Eu já disse isso em Tudo é comunicação (http://ogui.com.br/site/comunica-bem), mas não me canso de repetir.

E, nesse cenário, a novidade tecnológica do mês ganha e perde espaço em uma velocidade meteórica, o sucesso ou o fracasso é atribuído à ferramenta e quase nunca ao planejamento. Um exemplo clássico de falta de planejamento é fazer promoções para novos clientes e não valorizar a carteira ativa que está ali engajada há tempos e não recebe nem um alô. Quando apenas um público é considerado, inicia-se a cadeia da insatisfação e dos gastos com gestão de crise.

Em geral, o desafio da comunicação de uma mensagem, um conceito, um tema vem acompanhado da pergunta – Como fazer para que as pessoas saibam o que eu tenho a dizer?  Vou tentar aqui ajudar a montar um planejamento simples para responder a essa dúvida:

Lista

Sugiro que no seu próximo desafio de comunicação, você cuide para que o planejamento seja o momento do projeto ao qual você dedique mais tempo e mais atenção ao seu time. Não adianta querer chegar a um destino sem traçar o caminho. Ou então você vai gastar mais.